Resenha - Réquiem para um Assassino - Paulo Levy

16:46


Olá, como estão? No post de hoje elaborei uma resenha de um livro recebido do autor Paulo Levy, um livro bem instigante, mas vamos logo para a resenha...



Sinopse:

Parecia uma manhã como outra qualquer na pequena Palmyra, uma cidade histórica no litoral do Rio de Janeiro. A caminho do trabalho, o delegado Joaquim Dornelas se espanta com um movimento incomum nas ruas. Diante da Igreja de Santa Teresa e da Antiga Cadeia, no Centro Histórico, uma multidão observa o corpo de um homem atolado na lama seca do canal. Ninguém sabe como o corpo foi parar lá. Não há sinais de arrasto, marcas de barco, violência, ferimentos, nada. Apenas um band-aid na dobra interna do braço esquerdo. Abandonado pela mulher e longe dos filhos, o delegado Dornelas, um tipo humano, amante de cachaça e de mingau de farinha láctea, se envolve de corpo e alma no caso em busca de salvação. Sem aviso, a irmã do morto e um vereador poderoso aparecem para dar informações importantes sobre o que se tornaria um caso de dimensões bem maiores do que Dornelas poderia imaginar. Aos poucos se revela uma complexa teia de interesses envolvendo a política, o tráfico de drogas, a prostituição e a comunidade local de pescadores. A intuição aguçada, a cultura e o conhecimento das forças que movem a natureza humana permitem ao delegado Joaquim Dornelas se mover habilmente pelo emaranhado de fatos e versões que a trama apresenta. O que a princípio seria mais uma investigação na sua carreira, se torna para o delegado uma jornada de transformação pessoal.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Logo de cara somos apresentados a Joaquim Dornelas, ou Delegado Dornelas, como é mais conhecido na pacata cidade de Palmyra, uma cidade litorânea do Rio de Janeiro. Dornelas acaba de sair de um casamento com Flávia, que ao presenciar o risco da profissão do marido, resolveu se separar, agora solteiro Dornelas se vê jogado na solidão, somente lhe sobrou seu cachorro Lupi. E em um de seus passeios matinais até a delegacia, Dornelas encontra um aglomerado de pessoas na costa do mangue, Dornelas apressa o passo e resolve checar e acaba descobrindo o motivo do tumulto, um cadáver sob a beira do lamacento mangue. Poderia ser um crime qualquer, regado de muita agressão e violência, mas o corpo não possuía nenhuma característica de agressão, somente um band aid no braço. Dornelas rapidamente liga para a polícia e o IML, mas com a demora e vendo que a maré estava subindo, resolve retirar o corpo do canal por conta própria. Dornelas e toda a polícia começam a investigação e logo vários fatos vão aparecendo, como o de que o corpo encontrado no mangue era de um traficante de drogas, e isso já desencadeia mais milhares de suspeitas com o crime que ficou conhecido como "Crime do Mangue". Tomado pela determinação, o delegado juntamente com sua equipe começam uma espécie de caça ao tesouro, onde uma pista lhes leva a outra. Dornelas descobre que o crime pode estar envolvido com mais coisas do que imagina, como empresas, pescadores e políticos. A narrativa melancólica, séria e madura de Levy faz com que o leitor se apaixone pelo mistério a cada página de se passa, a sede de descobrir algo novo nos toma totalmente. Na leitura escolhemos a opção mais óbvia de como e quem cometeu o assassinato, mas acontece toda uma reviravolta que deixa o leitor de queixo caído. Conhecemos Dornelas e toda sua rotina, o modo de pensar e toda a sua mente, tanto pessoal, como social. Os personagens são todos muito bem construídos, facilitando a leitura e o desenvolvimento da história, Levy soube muito bem recriar os temas que encontramos no nosso dia a dia para se encaixarem no meio do enredo, política, corrupção, prostituição, tráfico, e outros temas.



A arte gráfica da obra é totalmente bonita, folhas amareladas, ótima diagramação, tamanho e espaçamento da fonte perfeitos, ajudando ainda mais no desenvolvimento do leitor. Confesso que na hora em que vi a capa fiquei totalmente confuso e sem saber do que se tratava, mas ao decorrer da história descobrimos do que se trata, foi uma ótima escolha e tem uma relação imensa com o livro. Réquiem para um assassino é a prova de que literatura nacional é boa sim, e com certeza dá de 10 em alguns livros gringos do mesmo gênero. Super recomendo, leitura super rápida e fluída, fiquei preso ao livro e nunca mais consegui ir a uma peixaria sem lembrar do livro.

Nota: ☼ ☼ ☼ ☼ ☼ - Super recomendo!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bem pessoal, espero que eu tenha conseguido passa para vocês o que eu realmente queria. Que agradecer ao Paulo pela parceria, e logo logo terá resenha de "Morte na Flip", uma nova história do Delegado Dornelas. Agradeço a todos pela visita, espero que tenham gostado do post e da resenha, e até logo!


Você também pode gostar de:

0 comentários